08/06/2018

DsLivro: Confissões Online 1

08/06/2018
Fala Disconcentrados,

Hoje o nosso assunto é literário, um livro que muito enrolei pra começar, mas depois não consegui mais largar. Confissões Online - Bastidores da minha vida virtual é da Iris Figueiredo, lançado pelo selo Generale - da editora Évora -, tem 240 páginas e foi lançado em 2013.

O livro de hoje quem me apresentou foi a própria Iris Figueiredo, a autora de Confissões Online. Ela estava autografando os exemplares no estande da Editora Évora, na Bienal do Livro de São Paulo em 2016 e me despertou a vontade de conhecer a história da Mariana prudente. Eu gosto muito de conhecer os autores e eles me venderem o seu livro, falando sobre e apresentando pra pessoas.

Sinopse: 
Prudência é uma característica que só consta no sobrenome de Mariana Prudente. A menina viu sua vida mudar de cabeça para baixo em poucos meses: perdeu a popularidade, o namorado, a melhor amiga e o grande sonho de fazer um intercâmbio. Mariana vê seu nome rabiscado nas cabines do banheiro da escola e escuta fofocas sobre ela pelos corredores do colégio e fica sem rumo. O vestibular se aproxima, sua irmã está enlouquecida por causa do casamento marcado, e tudo que ela quer é não pirar enquanto suporta os últimos meses no ensino médio. Sem lugar para desabafar, Mari vê no ambiente virtual uma chance de descarregar todas as angústias do mundo off-line, criando o vlog Marinando. Com sua banda preferida como trilha sonora, ela conta com a ajuda de Arthur e Carina para mergulhar no mundo virtual e esquecer os problemas do mundo real. Com uma câmera na mão e alguns vídeos na internet, Mariana Prudente vê sua vida mudar mais uma vez, pois chegou a hora de sair dos bastidores e ser protagonista novamente.
 Mariana é uma garota que mora em Niterói - RJ e viu sua vida virar de cabeça para baixo quando uma mentira se espalha pelo colégio. Perdeu as melhores amigas, o namorado e ganhou a escola toda falando mal dela e se você achou que isso é ruim, calma, pode piorar. A sua ex-melhor amiga, agora é namorada do seu ex-namorado! Em meio a esse caos da vida social escolar, Mari está no ultimo ano do colegial, ou seja, ano de vestibular. No meio de toda essa confusão, Mari estava pronta para fazer um intercambio, mas teve que deixar de lado, porque sua irmã iria casar e isso estava enlouquecendo a família toda - e gastando todo o dinheiro também.

Para sobreviver á tudo isso, desabafar, Mari cria seu canal no Youtube, o Marinando, sem pretensões de ser uma youtuber ou algo assim, mas - pra ela - aquele seria um espaço que poderia desabafar e ninguém ver.

Além do Youtube, sua fuga é Catarina, ou Nina para os íntimos. A melhor amiga da Mari, que não abandonou ela nem com tantas mentira e boatos sendo espalhados. O problema é que a mãe de Nina trocou ela de escola e colocou ela em uma escola focada em vestibular, reduziu o tempo da garota no celular, computador e isso limitou muito a conversa das duas.

As bagunças na vida de Mariana, vai aumentando durante a história, afinal eu quase mori de vergonha alheia em umas partes. Seu canal de Youtube vai aumentando, ela faz de tudo para conhecer sua banda favorita - que adolescente não faria? Conhece o moço das covinhas, o Tuca, e tem que aprender a crescer conforme a vida vai te cobrando.

Ver a Mari e suas aventuras de ultimo ano de ensino médio em fez lembrar da minha época de ensino médio, me deu uma saudade de ir pra show e me lembrou de como foi começar o blog - e que eu tenho que me dedicar cada vez mais. A vida da Mari é uma montanha russa com altos e baixos e eu queria ter lido na minha adolescência, porque É NORMAL essa bagunça, cada um com a sua bagunça, mas a gente sobrevive e se soubermos lidar, organizamos e fazemos ficar bom pra gente. Aquele ideia de olhar o copo mais cheio do que vazio, sabe?

Eu gosto muito da delicadeza da Iris de colocar a personagem da Nina e seu problema com transtorno alimentar, é sutil, mas aborda o tema. Passei pela mesma situação da Mari de não saber o que fazer, mas estar ali sempre que precisa-se de mim. É um assunto muito comum e muito TABU ainda, precisamos conversar mais sobre e parabenizo a Iris da forma delicada em que trouxe o assunto para a discussão.

O livro Confissões Online foi uma excelente companhia e recomendo para todos vocês lerem. Tem o livro físico e online para vocês comparem e se divertirem muito com a Mari e seu cana Marinando. E já comecei o segundo livro e logo trago ele pra vocês! Ah e a minha nota para Confissões Online 1 é 5/5. Obrigada Iris, por esse livro, por me apresentar ele e por ser uma ótima companhia.

Até a próxima,

-Luiza Melo

Atriz, blogueira, leonina e (futura) radialista. A moça do "Fala Disconcentrados!", que acredita nos sonhos e corre atrás dele. Aqui no "Ds" tem como objetivo dar espaço para pessoas talentosas e escondidas por ai, sejam elas músicos, escritores ou pessoas influentes em geral, tudo através de muita alegria e diversão. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também