20/04/2015

Na vida universitária da Luiza - A Faculdade

20/04/2015
Fala Disconcentrados,

Hoje vou contar pra vocês de uma nova etapa da minha vida: A faculdade. Quem acompanha o Disconcentra ficou sabendo que paramos nossas atividades durante  alguns meses e o motivo inicial foi meu período de vestibular.

Escolher qual faculdade estudar, que curso fazer, do que quer trabalhar não foi fácil - e nunca será. É uma tarefa de reflexão, você leva tempo pensando sobre. Algumas vezes ajuda procurar um psicólogo e fazer um teste vocacional mais aprofundado.

Comecei meu ano de 2014 focada a  passar em um vestibular. Tinha um planejamento de vida traçado, objetivos e o primeiro passo seria passar no Vestibular.  Porém, nem tudo é como esperamos e as vezes a vida faz uma curvas que não estavam no mapa e não passei nos vestibular que eu esperava.

Acredito que as voltas que a vida dá é bem mais certo do que o caminho que queremos e dessa vez não foi diferente. Passei em uma faculdade no interior de São Paulo, em Salto e estou encantada com a faculdade.A vida universitária é bem diferente de tudo aquilo que vivemos antes, as vezes parece que estamos em um filme adolescente americano, outros parece que acordamos um pouco mais adultos, mas todos os dias nos tornamos mais donos de nós mesmo. 
PS: Tirei a foto cortada sem querer, mas eu gostei dela assim.
To cursando Radio e TV, é um curso que te dá noção para trabalhar nos meios de comunicação Rádio e Televisão. Dentro da minha grade tenho matérias teóricas como filosofia, história da arte, história do rádio e matérias praticas como Imagem (que é uma introdução básica a fotografia) e futuramente terei iluminação, áudio, edição.

Todos teremos veteranos nessa vida (E os nossos veteranos também tinham),sem duvida a relação veterano-calouro pode interferir e ajudar na sua vida dentro da instituição. Eu estou conhecendo meus veteranos aos poucos e sempre que preciso de dicas e orientações é a eles que eu recorro. Eles já passaram por toda a experiência do primeiro ano, do universo novo que estamos conhecendo e sabem pelo o que podemos passar durante esse novo momento.

E assim como toda escola nova, na faculdade temos novos colegas de classe. Pessoas diferentes, de cidades diferentes cada um com seu estilo novo. E você vai conviver com ele nos anos seguintes e vocês vão se reunindo por afinidades, se aproximando uns dos outros e assim são formado os novos grupos de amigos. Não é diferente daqueles amigos que fizemos antes nas nossas vida. Eles são de "mundos" diferentes, mas todos tem uma paixão em comum - o curso - que vai unir muito vocês.


A foto é borrada propositalmente, porque era parte do tema da aula que tivemos. 
Na faculdade tenho 3 lugares que são os que eu mais frequento, e acredito que não seja a única: A sala de aula, a cantina e a biblioteca. Exatamente nessa ordem! Esse terceiro lugar é um paraíso para amantes da leitura e uma fonte para quem quer aprender mais de determinado assunto.

As bibliotecas tem aos mais variados tipos de livro, do seu curso em específico, e de todos os outros do campus e você escolhe com qual deles você quer aprender. Outra vantagem de frequentar a biblioteca, é que lá - geralmente - está a bibliografia base que seus professores usam para montar suas aulas que pode te ajudar a compreender um assunto tratado em sala de aula ou se aprofundar mais.

Nas bibliotecas é muito comum encontrar pequenos grupos com alguns livros abertos em cima da mesa, usando para consulta e estudando. O silêncio e o acesso facilitado ao conhecimento torna a biblioteca a melhor opção de estudo.

Na vida universitária você aprende a ser autodidata, que é aprender sozinho. Você começa a estudar sozinho, pesquisar incansavelmente nos livros, aprende mais por conta própria. Eu aprendi muito nos últimos meses me jogando nos livros que peguei na biblioteca e não foi só em relação ao meu curso, mas - também - em outras áreas que consigo ligar ao meu curso.

Foto da Sessão de divulgação que fizemos no projeto Circuito Brasil 
Na minha faculdade, temos trabalhos práticos desde o primeiro semestre. São agências experimentais (que chamamos de AECA, caso vocês me vejam falando sobre), no qual atuamos desde o começo do curso já na nossa área. Eu estou participando de uma AECA, que é um programa de rádio. Nosso programa chama Circuito Brasil e nele eu tenho um trabalho bem próximo ao que eu faço aqui no Ds, eu indico bandas independentes para terem o som tocadas na rádio e organizo com as bandas quando aparecerão ao vivo na rádio. Tem vários projetos desse, nos variados cursos que compõe a faculdade como: Cinema, Fotografia, Design, Teatro, Jornalismo, entre outros.

É assim que tá sendo a faculdade pra mim. A cada dia uma nova descoberta, um novo aprendizagem. No próximo post vou contar pra vocês sobre as mudanças que a universidade trouxe pra minha vida.

Ps: As fotos usadas no post são os poucos registros que tenho da minha vida na faculdade.

Por hoje é só pessoal!
-Luiza Melo

Atriz, blogueira, leonina e (futura) radialista. A moça do "Fala Disconcentrados!", que acredita nos sonhos e corre atrás dele. Aqui no "Ds" tem como objetivo dar espaço para pessoas talentosas e escondidas por ai, sejam elas músicos, escritores ou pessoas influentes em geral, tudo através de muita alegria e diversão. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também