Aos amigos,
Se ela for a pessoa que ficou, vai estar com você me momentos que você nem imagina. Seja ajudar numa faxina, curtir uma festa, ser um ombro amigo, ou simplesmente ficar em silencio vendo o sol nascer em algum lugar por ai. Ficar é sempre uma opção, você pode escolher ir a qualquer momento. Não precisa dizer nada, é simples, é fácil. Ficar requer coragem, força, confiança, cumplicidade. Mas há algo muito importante de ser registrado: ficar não é estar fisicamente ali. Ficar é se fazer presente, mesmo estando do outro lado do mundo, em marte talvez.
A passageira, ela marca. Ela vem, bagunça algumas coisas, coloca outras no lugar. Tira uma foto, coloca no porta retrato, te dá para colocar na sua estante e vai. Vai porque a vida cobra ela de ir. Vai, mas pretende voltar lá na frente (as vezes sem saber). Ou só vai. A marca que fica é fundamental, seja qual for ela, vai te ensinar, vai te fazer lembrar e muitas vezes vai te fazer sorrir, mesmo sem estar mais lá. As vezes, você vai se perguntar porque foi, vai pedir para voltar e vai entender que aquele ciclo se fechou, mas nada impede de um novo começar e você mandar um convite para ela ficar.
O volume. Ele faz presença física, enche o salão, aumenta os ruídos que te enchem o ouvido e dificulta ouvir com clareza, te espremem num cantinho quando você só queria dançar. O volume é fundamental. Ele é o que está ali, apenas por estar, mas é graças a eles que encontramos o passageiro e o que ficou. É o volume que permite você enxergar a luz que vai brilhar no seu caminho, marcar, ficar. É naquele aglomerado de pessoas "sem graça", que você encontra aqueles que combinam e estavam faltando.
É assim que funciona com os amigos. A cada ciclo novo, encontramos pessoas que vão só encher o salão, pessoas que vão parar e fazer dancinha com você no meio da pista e pessoas que vão ficar para ver o sol nascer. É assim que hoje, dia do amigo, eu venho comemorar aos amigos que passaram e deixaram suas marcas ( que eu guardo todas com muito carinho) e aqueles que ficaram estando aqui e estando longe.
Mudei de cidade e vários amigos também devido a faculdade e outros motivos da vida, se encontrar se torna cada vez mais difícil. Aquela reunião de amigos é quase impossível, é difícil encaixar todas as agendas, as férias nem sempre são nos mesmos períodos, as conversas são mais curtas, mas o carinho sempre ali. Cada um em seu canto, mas todos ficamos. Em How I Met Your Mother, o Barney diz a minha fala/quote favorito da série toda:
"Não importa o que você faça na vida. Não vai ser lendário, a menos que os seus amigos estejam lá para ver."É a alegria de ter com quem compartilhar, de dividir. É saber que estarão lá para as vitórias, derrotas, para quando o Crush fizer a gente de trouxa, para rebolar a noite toda, para o nervoso pré prova, para segurar a barra, para rir das bagunças da vida, para dividir opiniões, discutir e amar.
Esse textão/post é para agradecer a todos os que passaram e deixaram suas marcas, para aqueles que ficaram e estão por ai, por aqui. Obrigada por abrilhantarem a minha vida e por estarem em todos os momentos. Independente do ciclo, do tempo, dos caminhos: Obrigada por ficar.
Com amor e carinho
Luiza Melo <3
PS: As imagens são SIM de How I Met Your Mother, porque foi uma série indicada por amigos queridos, que fala de amizade e que me ensinou muito sobre a amizade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário