05/01/2018

Metas 2018 + Planejamento para ela acontecer

05/01/2018
Fala Disconcentrados!

Como vocês estão? Como que foi a virada de ano de vocês ai do outro lado? A minha foi bem caseira e agora já estou/estava em Florianópolis aproveitando o meu finalzinho de férias de começo de ano, para entrar em 2018 com as energias renovadas!

Todo começo de ano, fazemos aquela lista de Metas e muitas vezes colocamos objetivos que deveriam ser de longo prazo e acabam se tornando inalcançáveis pensando no período de um ano e isso atrapalha a gente. Acaba frustrando quando no final, não alcançamos por algum motivo. Falo isso por experiência própria, que muitas vezes fiz isso e acabou que minhas metas não foram cumpridas.

Esse ano escolhi metas muito mais possíveis e se bem planejadas que podem ser sim conquistadas antes de 2018 acabar. Para começar, antes de colocar no papel o que seriam mesmo minhas metas, pensei o que eu quero para mim nesse ano e  na minha vida, o que é mais importante no momento e qual é minha prioridade para 2018? Quando decidi, listei o que era mais importante, classificando isso em ordem de prioridades. Distribui tudo de forma que eu acreditava que fosse me agradar melhor, mas sem perder de vista a dificuldade de conquistar cada uma. Vou contar o que eu escolhi e vai ficar mais fácil de entender como podemos nos planejar para cada tipo de coisa.

Metas 2018:

  1. Ser mais amor - com a vida, com outras pessoas, comigo mesma.
  2. Falar mais sobre o amor.
  3. Postar 1 vezes por semana no Disconcentra. (Começamos bem, né?)
  4. *Surpresa*
  5. Comprar uma câmera nova.
  6. Avançar no Inglês
  7. Ler mais livros - Meta inicial 10 no ano (sim, eu lia mais. Mas eu to numa correria, então vamos em metas possíveis.)
  8. Ter um final de semana por mês só para mim.
  9. Ir na academia periodicamente.
  10. Escrever um artigo.

Coloquei em primeiro e segundo lugar aquilo que era uma mudança interna, que depende só de mim e de eu mesma. Requer reflexões, força de vontade, atitude, querer... Requer um coração preparado para compartilhar e sentir. Então meu planejamento para conquistar requer uma dedicação diária, que depende de mim e mais ninguém.

Em terceiro já veio aquilo que eu vou me esforçar ao máximo para conseguir, Postar aqui todos os dias. E  para eu postar uma vez na semana aqui no blog, eu preciso reservar um tempo para escrever, arrumar as imagens, revisar e postar. Então meu planejamento foi abrir minha agenda e  escolher um dia da semana  que vou reservar duas horas para me dedicar ao blog. Assim, já tenho um tempo reservadinho para vocês e vou priorizar que esse seja um compromisso mais importante do que os demais.

Agora, comprar a câmera, exige um pouco mais de planejamento, porque tem um custo. Então fiz a pesquisa da média de valor e mês a mês eu guardo um X de dinheiro para alcançar a minha meta e se sobra um pouco mais eu coloco a disposição dessa meta também. Observe que essa é minha única meta que envolve um gasto maior esse ano, logo tudo o que for guardado vai ser direcionado para esse objetivo.

O Inglês vai ser minha língua estrangeira em foco esse ano. Quero melhorar, porém, os meus horários não batem com os horários das escolas de línguas, mas não é por isso que não vou me dedicar. Estudarei através de vídeo de youtubers e aplicativos de celular que são focados a esses estudos e para me ajudar e tirar dúvidas, vou ter uma professora particular uma vez na semana. A vantagem do professor particular é que as agendas podem ser combinadas e é mais específico para você. Só que aqui, exige uma dedicação bem forte e um planejamento de estudo e rotina.

Eu já fui uma leitora compulsiva, lia um livro em horas e estava sempre com um título em mãos, mas com a correria do dia a dia, acabei deixando o habito da leitura de lado e isso tem feito muita falta na minha rotina.  Os estímulos criativos, a imaginação estimulada pelos livros é importante na vida de alguém que trabalha com conteúdo, com comunicação e criatividade. Então começarei com uma meta de 10 livros, visando uma média de um por mês, tendo ai dois meses de segurança! O planejamento está em encontrar o tempo para ler, ter sempre um livro em mãos.

Para mim, ter um final de semana por mês para mim vai ser muito importante nessa correria louca que ando vivendo, acabo emendando um projeto atrás do outro e geralmente, por trabalhar e estudar no meio da semana, eles acabam sendo realizados aos finais de semana e acabo perdendo aquele tempo de descanso e lazer, então esse ano, ao menos um final de semana será meu. Sem trabalhos, projetos. O famoso "Day-off".

Essa meta é uma questão de saúde, que a muito estou enrolando para colocar em prática e esse ano vai rolar. Matricula está feita desde dezembro de 2017 e voltando de viagem já voltarei para a academia. Quem sabe um dia não role um vídeo/post sobre?! Aqui o planejamento vai ser em conseguir conciliar agenda para ter uma hora para cuidar de mim mesma.

Por fim, escrever um artigo, é o que encerra a minha lista. Está aqui, porque tenho  vontade, mas sei que com a agenda que tenho disponível, talvez eu só comece ele esse ano. Aqui, meu planejamento vai ser para ele não cair em esquecimento e eu poder me dedicar a ele com tempo.

O combo metas possíveis + planejamento vai resultar em metas conquistadas no final do ano! E é aquela história "Colocamos a meta, quando alcançarmos... Dobramos a meta!". Ser realista quanto ao o que eu poderia realizar, me fez ter uma lista de metas mais possível e que eu esteja disponível para ela. Tudo o que acontecer depois é consequência de um planejamento e uma força de vontade gigante!

Começo esse ano FELIZ em compartilhar isso tudo com vocês e espero ter ajudado a todos com as suas listas de metas. Feliz começo de ano para todos vocês!

Até semana que vem!

Luiza Melo

Atriz, blogueira, leonina e (futura) radialista. A moça do "Fala Disconcentrados!", que acredita nos sonhos e corre atrás dele. Aqui no "Ds" tem como objetivo dar espaço para pessoas talentosas e escondidas por ai, sejam elas músicos, escritores ou pessoas influentes em geral, tudo através de muita alegria e diversão. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também