23/05/2017

#DicasDs: Organizando a agenda

23/05/2017

Fala Disconcentrados,

É sempre difícil organizar uma rotina regradinha e ainda dar conta dos compromissos que vamos tendo na vida, se não cuidarmos vira tudo uma bagunça. Eu sempre tive uma grande dificuldade para me organizar e não me perder nos horários e ter uma "folga" para os prazos. Faz uns dois anos que eu mudei isso, com muita paciência, reflexão para ver o que era melhor pra mim e muitas agendas e calendários. Não foi fácil, mas hoje trabalho com um calendário anual, dois calendários mensal, minha agenda semana e meu calendário do celular! É bastante coisa né? Vim contar hoje como eu me organizo nisso tudo

  • Calendário e mais calendários
Eu uso 5 tipos de calendários/agenda diferentes, eles se completam para uma melhor organização pessoal. O calendário anual, ele me dá a visão e noção dos meses e o quanto falta de um pra outro. O mensal de mesa, ele tem todos os dias juntinhos e é mais visual, sempre fica no mês que estou e facilita minha visualização de quanto que falta para acabar o mês ou eventos, já o mensal mais "planner" ele me dá espaço para anotar as atividades que eu tenho de forma resumida e me ajuda a limitar o número de atividades no dia. Minha agenda é semanal, escolhi esse modelo por visualização mesmo, quando eu abro a semana consigo visualizar todos os compromissos e prazos, o que me ajuda a não perder nada. Por fim, o calendário do meu celular. Faço a atualização dele diariamente, no final do dia, logo quando chego da faculdade. Coloco nele as informações que só estavam nos físicos e passo dele para os físicos o que eu anotei.

Imagens do Pinterest

  • Visualização
No tópico anterior foi o uma das palavras que mais usei. Eu sou uma pessoa visual, eu tenho que bater o olho e enxergar como aquilo tá organizado e uso recursos bem práticos para isso: Cor, legenda e desenhos. A cor ela me alerta o que é mais urgente ou não, geralmente com o vermelho. Para a legenda e os desenhos, falo o uso de ícones para saber do que aquilo se trata, por exemplo, as consultas médicas e sessões de fisioterapia são marcadas sempre com uma cruz vermelha.
  • Organização
Eu trabalho com 5 formas diferentes para garantir que eu vou ter tudo cumprido no tempo certo. Isso requer uma organização sua de anotar tudo, colocar os prazos e para quem vai entregar, ter a agenda como um aliado. Se organiza, tira um tempinho do dia para anotar o que tá pendente e ver o que ainda falta fazer.

Imagens do Pinterest

  • Disciplina
Ela entra aqui em dois momentos, no de anotar tudo e no de cumprir tudo. Cumprir os prazos com folga para evitar imprevistos, entregar os trabalhos com uma certa antecedência, não depender de uma pessoa que fique te cobrando quando você vai entregar. É você quem vai comandar tudo isso e fazer dar certo! 
Cada seta rosa dessas, é um dos calendários que uso para me organizar! #EscritórioDs
  • Dicas
Tem algumas dicas que eu sempre uso para ter um sucesso garantido: Anoto tudo com 15 minutos de antecedência, porque ai tenho uma margem de erro caso aconteça algum imprevisto; uma semana antes e duas semanas antes do prazo final de alguma entrega eu tenho alertas anotados para não deixar para a ultima hora e fazer tudo com pressa; se algo é adiado eu mantenho na data anterior, isso ajuda a ter o trabalho pronto para a entrega, costumo anotar data, hora, local e um telefone de segurança caso eu tenha dificuldades em chegar em algum compromisso. 

Foram 5 dicas que eu uso sempre para me organizar, você tem que encontrar seu melhor método para você e colocar em prática. Como é a organização de vocês, a gente faz algo parecido? Deixa aqui seu comentário para conversarmos! 

Até a próxima, 

Atriz, blogueira, leonina e (futura) radialista. A moça do "Fala Disconcentrados!", que acredita nos sonhos e corre atrás dele. Aqui no "Ds" tem como objetivo dar espaço para pessoas talentosas e escondidas por ai, sejam elas músicos, escritores ou pessoas influentes em geral, tudo através de muita alegria e diversão. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Confira também